Projeto France & Portugal Together for the Environment

 

Projeto reconhecido com o Selo Nacional de Qualidade eTwinning.
Parabéns a todos os envolvidos!

 


 

Parlamento dos Jovens

 


 

Devolução Kits Escola Digital

 


Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola – região do Algarve

No dia 26 de junho de 2023, decorreu, no Centro de Ciência Viva de Lagos, um Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola – região do Algarve, que contou com representantes dos diversos CCVnE do Algarve, numa perspetiva de partilha de experiências e de continuidade dos projetos, assim como de proximidade e estreitamento de relações entre a Equipa de Coordenação Nacional e os Clubes Ciência Viva na Escola.

O nosso Agrupamento esteve representado pelas docentes Susana Varela e Cristina Jesus, que, juntamente com os demais professores convidados, tiveram oportunidade de dialogar, partilhar experiências e sugestões de implementação de atividades práticas relacionadas com a Ciência. Estes Encontros pretendem dinamizar o ensino experimental das ciências, promover a partilha, reflexão e debate em torno do ensino experimental e dos desafios que se colocam à educação em Ciência.

Programa


 

Arraial AERA
 
Desfile de moda sustentável 8CE
 
Projeto MyPolis - “Nada se perde tudo se transforma”
Participação no projeto Roupas usadas não estão acabadas
 
Consulta a página pública do desafio "Roupas usadas não estão acabadas", onde podes ver o trabalho "Postal de Estômbar", realizado pelo clube das artes da EB Professor João Cónim.  

Roupas Usadas não estão acabadas | Um projeto para as Eco-Escolas – Trabalho (abae.pt)


 

Alunos do 8AE entre Arte e Ciência

No dia 30 de maio, as alunas e alunos da turma 8ºAE realizaram uma visita de estudo a Lagos.

No período da manhã, a temática foi a arte urbana, tendo incluído uma visita ao edifício do Laboratório de Atividades Criativas, uma associação cultural, espaço de residências artísticas, a funcionar numa antiga prisão do estado novo, e uma caminhada pelas ruas da cidade para apreciar os murais que por lá vão sendo construídos por diferentes artistas.

Na parte da tarde, foi efetuada a visita ao Centro de Ciência Viva de Lagos, com a realização da oficina “Luz e visão”, para estudar a reflexão e a refração da luz, e para que os alunos conseguissem aplicar os seus conhecimentos adquiridos nas aulas de Físico-química. Esta visita foi realizada ao abrigo do Clube Ciência Viva na Escola.

A visita promoveu igualmente a sustentabilidade ambiental, ao utilizar um meio de transporte sustentável – o comboio, pois a EB Professor João Cónim é uma Eco-Escola.

 


 

Resultados ECO PAPER

No dia 30 de junho a turma do 9ºBE da EB Prof. João Cónim realizou o ECO PAPER, uma atividade inserida nas ações do ECO Escolas que teve como objetivo sensibilizar os/as alunos/a para a importância da adoção de comportamentos protetores do ambiente.

O ECO PAPER foi desenvolvido nas aulas de Tempo Projeto com o apoio da diretora de turma e da educadora social.

Resultados:
1º Lugar - Os Ecologistas - 5ºAE
2º Lugar - Cookie Dought - 7ºCE
3º Lugar - Os Raios - 7ºBE

Agradecemos às turmas que participaram e parabéns aos vencedores!

FOTOS


 

  Projeto Toque Positivo na EB da Mexilhoeira da Carregação

A Associação Atrevo facilitou a realização de 3 sessões do projeto Toque Positivo, uma ferramenta de trabalho para a promoção do toque positivo e do movimento nas escolas, através do qual são fomentadas competências motoras e sócio emocionais assim como estimulada a aprendizagem.

A atividade surgiu sob proposta da encarregada de educação Marlene Ribeiro, membro da associação Atrevo, que se disponibilizou para aplicar 3 sessões na turma do 3º ano da EB da Mexilhoeira da Carregação.

Pedro Rico José, professor do 3º ano da EB da Mexilhoeira da Carregação, reforçou o impacto que as ações tiveram no grupo de alunos/as, realizando uma avaliação muito positiva e considerando a importância deste tipo de atividades para a melhoria das relações entre pares.

Muito obrigada à encarregada de educação Marlene Ribeiro e à Associação Atrevo pela oportunidade que deu à nossa escola de experimentar o Toque Positivo!


 

Para assinalar o Dia Internacional da Massagem Infantil a encarregada de educação Marlene Ribeiro, massagista certificada do projeto Toque Positivo, dinamizou uma atividade para as turmas da EB da Mexilhoeira da Carregação.  

Foi um momento de relaxamento e promoção do bem-estar!  

Muito obrigada pela partilha!

FOTOS


 

  

 


 

Projeto do AERA mais votado na Assembleia Municipal Jovem


No dia 23 de maio realizou-se a 8ª Assembleia Municipal Jovem de Lagoa, uma atividade promovida pela Assembleia Municipal de Lagoa, no âmbito das comemorações do 25 de abril.

Esta atividade pretende promover a cidadania ativa, a democracia, o debate público, a tomada de decisão, a aproximação dos jovens do poder político, assim como ouvir a sua voz e apoiá-los na concretização de projetos.
O tema da 8ª Assembleia Municipal Jovem foi 250 anos... Lagoa mais Sustentável e, por este motivo, os projetos apresentados estavam relacionados com a sustentabilidade.
Participaram na 8ª Assembleia Jovem de Lagoa alunos do AERA, ESPAMOL e NOBEL.

O AERA apresentou dois projetos:

  • Clube de Costura nas Escolas - Projeto idealizado por alunos do 8º ano, no âmbito do OP das Escolas e MyPolis nas Escolas, na sequência de uma mobilidade ERASMUS+ de professores/as que disseminou esta ideia junto dos/as alunos/as. Este projeto pretende combater o fast fashion, dotando os jovens de competências que lhes permitam criar a sua própria roupa.
  • Festival Fonte Verde - Projeto idealizado por alunos/as do 9ºano que pretende alertar para a degradação ambiental do Sítio das Fontes, promover o comércio e a produção local e apresentar alternativas de consumo e produção mais amigas do ambiente.

Os projetos foram apresentados pelos/as alunos/as Beatriz Francisco, Beatriz Marques, Santiago Perdigão, Lara Roque, Elisabete Silva, Eugénia Lopes, Afonso Bentes e Eva Boto que com empenho e determinação defenderam as suas propostas, conduzindo à eleição do projeto Festival Fonte Verde, o mais votado entre os 6 projetos apresentados.
O aluno Daniel Jorge participou como 1º secretário da mesa.

Muitos parabéns aos/as alunos/as!


 

      

          

              

313923
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade